terça-feira, 20 de novembro de 2012

Programa PACTO

Em 2012, o Programa PACTO pela educação foi implantado em Amargosa nas turmas do 1º. e  2º ano do Ensino Fundamental de nove 9 anos. O programa tem por objetivo alfabetizar os alunos na idade certa, para isso dispõe de materiais didáticos como livros, jogos, fichas e cartazes para subsidiar a prática docente.



















As professoras fazem formação e planejamento mensal com as formadoras municipais do programa Joseane Rezende e Eliene Lucia Ferreira. São momentos prazerosos e produtivos, pois há trocas de experiências e são elaborados os planos de aula em equipes e depois são socializados para o grupo. No entanto, os planos são flexíveis e podem ser alterados os de acordo com a realidade da turma.
Na Escola Monsenhor as docentes Ane Carvalho, Simone Almeida e Luciana Santana participam do programa. As atividades são desenvolvidas pelas docentes com muita dedicação e motivação, o que vem surtindo efeito na aprendizagem dos alunos.

Durante a aula do programa são realizados os momentos que favorecem a aprendizagem como: tempo para gostar de ler; roda de leitura e oralidade; lendo e compreendendo; aquisição da escrita; escrevendo do seu jeito. Esses momentos são organizados para despertar as crianças o prazer da escrita e leitura. Os alunos já internalizaram a rotina proposta pelo programa.
















 





O Programa está surtindo excelente resultado, pois a maioria dos alunos já está alfabetizada. Eles são motivados diariamente a realizarem as atividades através da rotina do programa, que organiza o tempo didático da prática pedagógica.



































O sucesso do programa PACTO, deve-se ao empenho das docentes, que fazem o processo de alfabetização um momento prazeroso e significativo para as crianças. Consideramos também a dedicação e orientação das formadoras Joseane e Eliene Lúcia como fundamentais para o excelente resultado do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário